sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Afinal as Uggs serao apenas umas pantufas?

Usar Uggs nas ruas das cidades eh uma moda que se tem expandido pelo mundo desde ha uns bons anos.
Sao leves e quentinhas.
Ate os pilotos ingleses as usavam durante a 1 Grande Guerra. Para nao gelarem enquanto andavam pelos ceus a matarem-se uns aos outros :-(  Usavam estas botas e casacos tambem em pele de carneiro.
Na verdade sao apenas umas pantufas.  Cujo canhao de pelo se desenrolou e ficaram a parecer botas.Com peugas integradas. Em lam nao tecida.

Sempre comprei destas pantufas para toda a gente da familia. E em Lisboa as melhores sao feitas por artesaos e vendem/nas e encontramo-las nas lojas para turistas. De resto as imitacoes em materiais artificiais infestam o mercado ha muitos anos.
Eu confesso que as uso apenas em casa. Ou para ir num instante ao jardim; no caso de nao andar a fazer nada que me molhe ou suje. Nao as consigo usar no verao por causa do calor. Nem em tempo de chuva. E em Portugal eh raro termos um dia inteiro de frio sem chuva.
Apesar da lam mesmo molhada nos aquecer,  prefiro usar  calcado que se possa engaxar. Com boas solas.  Que se agarrem bem ah lama, ah escorregadia calcada portuguesa ou ao gelo. E que nao fiquem ensopados com uns salpicos.
Sugiro estas Olang para pessoas atreitas a pes frios. Sao forradas a pelo de carneiro ate ah ponta dos dedos. Eu nao consigo usa-las na zona de Lisboa . Tal como nao consigo usar luvas forradas. Mesmo com seda. Mas indo para regioes mais frias sao muito benvindas.


Recordam-me um vintage da Tod's.


As botas que eles fizeram para Giovanni Agnelli, l'Avocatto. Este senhor tinha tido ao longo da vida graves acidentes (de ski e com carros) cujas sequelas o incomodavam muito.


Ora estas botas foram uma linda solucao.
Ja antes Diego della Valle lhe tinha oferecido um par de mocassins com pitons de borracha. O seu primeiro producto. Ainda sob a marca JP Tod's. Um nome que ele tinha encontrado numa lista telefonica americana. Tal como, contam, foi o primeiro modelo que ele imitou. Tambem o terah encontrado nos EUA numa loja em segunda mao, contam. Modelo este que tambem era para ser usado para guiar carros e nao para andar na rua. 
Muito proprio da cultura kitsch eh desviar as coisas do uso inicial. As mais das vezes por meras lacunas na cultura. Neste caso especifico do calcado de Gianni Agnelli seria por dores nos pes e pernas.

Mas como Agnelli foi  um trend-setter, fortissimo, toda a gente da upper-class o imitou. Depois a moda foi descendo. Posteriormente Della Vale ofereceu o seu producto a outras locomitivas sociais, usou personalidades de cinema como modelos nas entregas de premios com passadeira vermelha e na publicidade em paginas de revistas. A marca consagrou-se.

Agora uma curiosidade. Todo o guarda roupa de fato feitos ah medida  de Gianni Agnelli foi herdado por um sobrinho seu. O nosso muito conhecido e actual trend setter Lapo Elkann.
Pois que os verdadeiros ricos nao deitam fora aqueles maravilhosos fatos feitos a medida. Apenas procuram na familia quem eh que fica bem com eles vestidos. E Lapo tem-nos encantado a todos com estes belos vintage incluidos, com imaginacao, no seu dia a dia.
Mas voltemos ahs Ugg. Depois destas leves pantufas terem sido usadas pelos pilotos britanicos (para conservarem os pezinhos quentes nas geladas camadas superiores da atmosfera)  foi a vez dos criadores de ovelhas australianos as adoptatrem pelos anos 20 do seculo XX. Dizem que especialmente os tosquiadores. Pelos idos anos 60 e 70 tornaram-se moda para os surfistas da costa oeste dos EUA e da Australia. E sao muito razoaveis para andarem pela areia.

Mais precisamente desde 1995 tudo mudou; quando a Deckers Outdoor Corporation adquiriu a marca Ugg Australia. Em 1998 comecaram a enviar pares delas a celebridades. Pamela Anderson foi das primeiras a chocar o grande publico, por ser fotografada na rua usando estas estranhas botas de pelo em pleno verao e obviamente com muito pouca roupa.
Esta campanha posicionou  as Uggs como um item de luxo. Que so se encontrava nas mais exclusivas lojas. Tendo sido consagradas por Oprah Winfrey em 2000. Quando esta, que era uma das tais celebridades e locomotivas sociais  tinha recebido umas de presente, decidiu oferecer 350 a todos os membros da sua equipa. Colocando-as na lista das suas coisas preferidas: Oprah's Favourite Things.
Deste entao todas as celebridades apareceram com elas. Desde Kate Moss a Sienna Miller ou KateWinslet e Paris Hilton. O Cristiano Ronaldo eh que ainda nao. Ou estarei enganada?
A Anna Sui desenhou pantufas botas semelhantes para a marca Fitflop. Chamam-lhes SHAKOHA.


Agora a  Jimmy Choo tambem resolveu faze-las. Vai comecar a vender sob a marca Jimmy Choo Ugg apenas em Outubro, deste ano de 2010. Por simpaticos precos entre £495-£695. .

 Bem. Tenha cuidado e nao as use as Uggs na rua com gelo ou chuva. Ao fim ao cabo sao umas delicadas pantufas. Estas parece que ja dava para usar:


Eu estou aqui, sentada ah secretaria a escrever, com umas pantufas dessas. Bem agradaveis, quentinhas e leves. Estou eu e estavam os pilotos britanicos na 1 guerra mundial.
E sendo ecologista, como todo o fashionista que se preza nos dias de hoje eh, prefira (a umas botas talvez feitas por escravos, que veem desde a Oceania, ou sabe-se la de onde, a desperdicar energia no transporte)  aquelas feitas por um qualquer artesao em Portugal.
Com amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ola! Pode contactar-me pelo 00351961650518 ou mandar-me um email pelo mariafonsosancho@yahoo.com. Mas agora escreva o seu comentario que eu depois respondo-lhe.