domingo, 27 de dezembro de 2009

A misteriosa Ilha de Moustique


O guardador de segedos desta ilha tem sido o  barao de Glenconner (Colin Christopher Paget Tennant).
Um Shangrilah nas Caraibas soh frequentado pela upper-upper class.
Porem quebrando toda a tradicao, desta vez o feliz dono deste local deu um entrevista.
Comprou-a em 1958 por 45.000 libras, porque passar o inverno ali seria mais barato que manter o castelo aquecido na sua terra natal. E como a sua mulher, Lady Ann, tinha sido companheira de brincadeiras das princesas  Isabel e Margarida. Esta passou a ser visitante assidua tambem ali. Mais tarde Lady Ann tornou-se sua aia.
A ilha faz parte da nacao de S. Vicente e Grenadine. Todavia Colin consegui um estatuto tax-free para os proprietarios estrangeiros. E que pode agradar mais a um rico que nao ter de pagar impostos?
Alem do mais a princesa Margarida conheceu e casou-se com o fotografo do casamento de Ann e Colin. Margarida era uma convidada e Tony Armstrong-Jones era o fotografo contratado. Tony e Margarida passaram por Moustique durante a lua de mel. e Colin, que vivia com Ann numa casa sem agua ou luz,  ofereceu-lhe um lote de terreno.
Soh quando o casamento con Tony comecou a falhar (parece que por causa da crueldade e rudeza com que ele a tratava, depois de a ter seduzido. Tera andado encantado com ela apenas por uns 2 anos) Margarida telefonou  perguntando se o presente era mesmo valido e depois se incluia uma casa. Esta foi projectada por um criador de cenarios teatrais, Oliver Messel. Quanto aos interiores foi a princesa sozinha quem os decidiu. Toda em formica branca. O que obviamente horrorizou Messel. Mas Margarida foi irredutivel,  esta casa eh minha argumentou. E foi esta a unica casa, mesmo dela, que alguma vez teve.
Tambem bizarramente servia sempre o mesmo menu nas suas festas: cocktail de gambas com molho de mayonaise e ketchup, seguido de carneiro ou galinha muito mal cozinhados.
No entanto esta princesa foi um excelente chamariz para negocios, pois rubbing shoulders com os royals atrai muita gente.
Parece que deste entao logo no aeroporto eh feita uma cuidadosa triagem de quem chega. Jornalistas de mexericos ou paparazzi sao recambiados imediatamente no proximo voo.
Contudo Glenconner decidiu quebrar este codigo de silencio depois de mais de 50 anos. Deu esta entrevista e esta a pensar editar um livro de memorias chamado I Told You So. De  grande valor historico e social, certamente. Se nos ajudar a resolver o enigma desta ilha. Em que se vive num clima de continuo house party. 
-We never behaved badly.
Na verdade este senhor fez 50 anos em 1976. Deve ter muitas historias interessantes para nos contar. E alem do mais esta a investir numa nova urbanizacao.

Sorria!
E que todos os seus mais belos sonhos se tornem realidade :-)))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ola! Pode contactar-me pelo 00351961650518 ou mandar-me um email pelo mariafonsosancho@yahoo.com. Mas agora escreva o seu comentario que eu depois respondo-lhe.